Instrumentos sobre conhecimentos/atitudes em segurança do paciente: protocolo de revisão de escopo

Artigo, Ensino em Saúde v21, Protocolos v21

Resumo

Objetivo: Mapear os instrumentos validados disponíveis na literatura para avaliação de conhecimentos e atitudes de estudantes de graduação na área da saúde sobre segurança do paciente. Método: Revisão de escopo conduzida a partir da metodologia Joanna Briggs Institute, com utilização da extensão do checklist PRISMA-ScR, nas seguintes fontes de informação: Biblioteca Virtual em Saúde, MEDLINE via Pubmed, COCHRANE, CINAHL, Scopus, Embase, Web of Science e Google Scholar. Serão considerados elegíveis estudos que respondam à pergunta de pesquisa, publicados em inglês, português e espanhol e que apresentem a descrição do instrumento utilizado. A seleção ocorrerá de maneira independente por dois revisores, a partir do software Rayyan. Divergências serão apreciadas por um terceiro revisor. Síntese e extração dos dados serão executadas considerando os itens de um formulário elaborado pelos autores. Os resultados serão apresentados por meio de quadro resumo, fluxograma e discussão narrativa. Registro da revisão no Open Science Framework: https://osf.io/wak7f.

Descritores: Segurança do Paciente; Inquéritos e Questionários; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Estudantes de Ciências da Saúde

Este trabalho está licenciado sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.