Regimento Interno

mar 31, 2021

    • CAPÍTULO I – Da Conceituação e localização

      • Art. 1. A revista Online Brazilian Journal of Nursing, denominada OBJN, pertencente à Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF), é um periódico científico online criado em 2002. Encontra-se vinculada à Direção da Unidade da EEAAC/UFF e é regida pelo presente regimento.

      • Parágrafo único – Não obstante o fato de constituir-se em um periódico online, o OBJN, na atualidade, está fisicamente situado nas dependências da UFF, à Rua Dr. Celestino, nº 74, sala 15, Centro, Niterói (RJ), Brasil, CEP 24020-091.

    • Capítulo II – Da missão

      • Art. 2 – – Missão: Contribuir com avanço científico de excelência, defendendo
        a liberdade editorial e a integração global do conhecimento entre
        instituições, pesquisadores e profissionais da área de Enfermagem, saúde e
        das ciências correlatas.

    • Capítulo III – Da visão

      • Art. 3 – Visão: Figurar como revista eletrônica de Enfermagem na América
        Latina a partir do seu reconhecimento pelas melhores bases indexadoras
        internacionais e defesa inalienável da excelência, agilidade e preceitos
        éticos nas publicações em saúde e das ciências correlatas.

    • Capítulo IV – Do objetivo

      • Art. 4 – Objetivo: Proporcionar o intercâmbio de conhecimento entre
        instituições, pesquisadores brasileiros e internacionais e profissionais da
        área de saúde e das ciências correlatas.

    • Capítulo V – Da licença

      • Art. 5 – O OBJN utiliza a licença Criative Commons  – Atribuição – Uso Não Comercial – Não a Obras Derivadas (CC BY-NC-ND 3.0) e é de acesso aberto.

    • Capítulo VI – Dos idiomas e formatos de publicação

      • Art. 6 – O OBJN é produzido nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol e adota em todos os seus artigos os seguintes formatos: HyperText Markup Language (HTML), Portable Document Format (PDF) e Electronic Publication (EPUB).

      • Parágrafo primeiro – As submissões realizadas por brasileiros ou autores lusófonos nos idiomas inglês e espanhol são, obrigatoriamente, revisadas externamente por nativos que desconhecem o idioma português (native translation), mediante a contra-apresentação, pelos autores, de nota fiscal emitida por pessoa jurídica que realizou tal serviço.

      • Parágrafo segundo – O advento de novos formatos de publicações, em consonância com os avanços da web 2.0 e instada web 3.0, poderão fomentar a adição de novos formatos, seguindo propositura do Editor Chefe.

      • Parágrafo terceiro – A OBJN utiliza as principais tecnologias para recuperação de informação, indexação, antiplágio, e atribui o Digital Object Identifier (DOI) para todas as publicações, seguindo as boas práticas em editoração científica. 

      • Parágrafo quarto – A OBJN segue o sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass) em quatro números por ano (volume). 
      • Parágrafo quinto – A OBJN é afiliada a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). 
      • Parágrafo sexto – A OBJN segue as recomendações do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors, Commitee on Publication Ethics (COPE) e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).
    • Capítulo VII – Do processo de revisão

    • Capítulo VIII – Da estrutura organizacional

        • Art. 8 – – A Equipe Editorial da OBJN é composta por: Presidente; Editor Chefe; Editor Adjunto; Editores Associados; Conselho Editorial; Conselho Consultivo; Editores de Seção; Editores Juniores; Equipe Técnica, e; Revisores.

        • Parágrafo primeiro – A distribuição entre editores internos e externos a
          EEAAC/UFF, seguirá a política editorial vigente.

        • Parágrafo segundo – O Diretor(a) ou Vice-Diretor(a) da Unidade é o Presidente da OBJN. Ao Presidente cabe atos administrativos referentes a produção da OBJN.

        • Parágrafo terceiro -O Editor Chefe e o Editor Adjunto, constituem-se em cargos de confiança do Diretor da Unidade, por ele indicado e referendado pelo colegiado de unidade. O Editor Chefe é o responsável pelas decisões administrativas, técnicas e científicas e deve ter autonomia para definir o conteúdo editorial da revista, atendendo à princípios éticos e boas práticas de editoração científica. São atribuições do Editor Chefe:

          1. Constituir-se Coordenador do Projeto Online Brazilian Journal of Nursing, regularmente inscrito no SigProj (http://sigproj1.mec.gov.br/index.php),
            Pró-Reitoria de Planejamento da UFF, Pró-Reitoria de Extensão da UFF,
            Procuradoria Geral da UFF e demais projetos não contemplados na
            Resolução CUV nº 155/2008. Estes deverão ser aprovado anualmente no
            colegiado de unidade;

          2. Elaborar conjuntamente com o Editor Adjunto o Plano de Trabalho Anual;

          3. Referendar a indicação do Editor Adjunto designado pela Direção da
            Unidade (Presidente da OBJN);

          4. Definir a política editorial;

          5. Cumprir e fazer cumprir o presente regimento;

          6.  Indicar os Editores Associados, Conselho Editorial, Editores de Seção e
            Conselho Consultivo de acordo com a política editorial;

          7. Orientar e supervisionar o trabalho da Equipe Técnica;

          8.  Convocar reunião da Equipe Editorial em sessões ordinárias mensaise,
            extraordinariamente de acordo com a necessidade de serviço;

          9.  Realizar uma pré-análise, junto com o Editor Adjunto, dos artigos
            submetidos à OBJN quanto à relevância e adequação à política editorial;
          10. Desempenhar, eventualmente, as atividades de Editor de Seção e
            Revisor; 
          11. Decidir acerca da aprovação e rejeição de material submetido, com base
            na recomendação do Editor de Seção.
          12. Representar externamente a OBJN ou indicar um representante da equipe
            editorial.
        • Parágrafo quarto – – O Editor Adjunto é o assistente do Editor Chefe e a ele compete atribuições tanto de carater administrativo como editorial, respondendo pela revista na ausência do Editor Chefe. São atribuições do Editor Adjunto:

          1.  Elaborar conjuntamente com o Editor Chefe o Plano de Trabalho Anual;

          2. Apoiar o Editor Chefe no cumprimento do presente regimento;

          3.  Substituir o Editor Chefe nos seus impedimentos;

          4. Desempenhar o papel de articulador interno dos interesses da OBJN
            junto às diferentes instâncias da Unidade;

          5.  Orientar e supervisionar junto ao Editor Chefe o trabalho da Equipe
            Técnica;

          6. Desempenhar, eventualmente, as atividades de Editor de Seção e
            Revisor;

          7. Realizar junto ao Editor Chefe uma pré-análise dos artigos submetidos à
            revista OBJN quanto à relevância e adequação à política editorial;

          8.  Decidir acerca da aprovação ou rejeição de material submetido, com
            base na recomendação do Editor de Seção;

        • Parágrafo quinto – Aos Editores Associados competem atribuições de carater científico e o levantamento de recursos financeiros para a OBJN. Neste grupo destina-se uma vaga para a direção ou vice-direção e, as demais vagas, (um titular e um suplente por reperesentação) dos coordenadores ou vice-coordenadores dos cursos de pós-graduação stricto sensu da EEAAC/UFF. São atribuições dos Editores Associados:

          1.  Elaborar conjuntamente com o Editor Chefe o Plano de Trabalho Anual;

          2. Apoiar o Editor Chefe e Adjunto no cumprimento do presente regimento;

          3.  Indicar ao Editor Chefe e Adjunto potenciais revisores e consultores ad hoc internacionais com base em critérios de qualidade definidos pela política editorial;

          4.  Monitorar a abertura de Editais de Fomento que contemplem este Periódico Científico;

          5. Elaborar e submeter junto ao Editor Chefe projetos para Editais de Fomento que contemplem este Periódico Científico;

          6.  Realizar junto ao Editor Chefe uma pré-análise dos artigos submetidos à revista OBJN quanto à relevância e adequação à política editorial;

          7. Articular junto às instâncias internas e externas da UFF, projetos de interesse da OBJN;

          8. Desempenhar, eventualmente, as atividades de Editor de Seção e Revisor, de acordo com as necessidades de serviço; 

          9. Representar externamente o Editor Chefe ou Adjunto nos seus impedimentos;

          10. Comparecer às reuniões convocadas pelo Editor Chefe, cabendo justificativas de ausência.
        • Parágrafo sexto – O Conselho Editorial é constituído por pesquisadores da UFF que apresentem desempenho de produção acadêmica, notoriedade externa, disponibilidade para realização de revisões em consonância com a política editorial. A eles competem funções de carater científico. São atribuições do Conselho Editorial:

          1.  Realizar revisões sempre que solicitados, de acordo com a demanda da revista;

          2. Auxiliar os editores na condução da política editorial da revista;

          3. Redigir editoriais, por convite;

          4. Recomendar possíveis membros do conselho consultivo;

          5. Comparecer às reuniões convocadas pelo Editor Chefe, cabendo justificativas de ausência.
        • Parágrafo sétimo -O Conselho Consultivo é constituído por professores externos à UFF, seja, em âmbito nacional ou internacional, com experiência reconhecida, publicamente, em editoração científica e pesquisa em Enfermagem e Saúde. São atribuições do Conselho Consultivo:

          1. Defender os interesses da OBJN em todos os cenários de representação 
            onde atuem;

          2. Estimular a co-autoria entre autores nacionais e internacionais com vistas à publicação na OBJN;

          3. Submeter individualmente artigos à OBJN, na qualidade de autor.

        • Parágrafo oitavo – Os Editores de Seção são pesquisadores ativos com reconhecida experiencia em determinada área do conhecimento ou em metodologias científicas específicas em Enfermagem e áreas afins, a quem caberá a coordenação e direção do processo de preparação científica da seção designada. São atribuições dos Editores de Seção:

          1.  Cadastrar potenciais revisores com base em critérios de qualidade definidos pela política editorial;

          2. Desenvolver nichos de revisores estratificados por expertise;

          3. Fidelizar revisores com base em critérios de qualidade definidos pela política editorial;

          4. Designar os revisores para a avaliação de submissão após análise metodológica definida na política editorial;

          5. Emitir recomendação ao Editor Chefe e Adjunto quanto à decisão a ser tomada acerca de cada submissão por ele gerenciada; 

          6. Comparecer às reuniões convocadas pelo Editor Chefe, cabendo justificativas de ausência. 
        • Parágrafo nono – Os Editores Juniores constituem-se num grupo de acadêmicos de graduação e pós-graduação selecionados para desempenhar atividades supervisionas junto a equipe técnica da OBJN.
        • décimo – A Equipe Técnica da OBJN é constituída por um secretário, um bibliotecário e um técnico de informática. São atribuições da Equipe Técnica:
          1. Secretário: 

            1. Receber e encaminhar processos, ofícios e relatórios;

            2. Elaborar a pauta das reuniões junto ao Editor Chefe e Adjunto;

            3. Agendar sala para reuniões;

            4. Redigir a ata das reuniões;

            5. Realizar Atendimento ao Público;
          2. Bibliotecário : 

            1. Aplicar checklist de pré-análise nos artigos submetidos à OBJN;

            2. Aplicar checklist de edição (normalização) nos artigos aceitos para
              publicação na OBJN;

            3.  Aplicar ferramenta anti-plágio antes da avaliação pelos Editores de Seção e após o aceite do artigo;

            4. Confeccionar footnotes para artigos em PDF nos artigos aceitos para
              publicação na OBJN;

            5. Ministrar cursos de curta duração sobre indexação e normalização para comunidade interna e externa a EEAAC; 

            6. Indexar edições e artigos nas bases de dados;

            7. Realizar atendimento aos autores sobre normalização;

            8. Treinar e supervisionar os Editores Juniores de Biblioteconomia.  
          3. Técnico de Informática:: 

            1. Formatar e diagramar os artigos para publicação;

            2. Realizar a manter o Site da OBJN e redes sociais;

            3. Desenvolver e manter ferramentas computacionais;

            4. Realizar suporte a hardwares; 

            5. Realizar a alimentação da Wiki Page;

            6. Confeccionar as versões HTML, PDF e EPUB;

            7. Realizar tratamento de imagens da OBJN;

            8. Realizar suporte ao sistema editorial;

            9. Ministrar cursos de curta duração sobre ferramentas computacionais para comunidade interna e externa a EEAAC;

            10. Realizar a marcação para indexação na tecnologia necessária;

            11. Treinar e supervisionar os Editores Juniores de Tecnologia da Informação e Design.
        • Parágrafo décimo primeiro – Os revisores são pesquisadores que executam a revisão dos artigos científicos submetidos para publicação na OBJN.
  • Capítulo IX – Das empresas habilitadas à prestação de serviços de editoração no OBJN

    • Art. 9 – As empresas habilitadas à prestação de serviços à OBJN são regidas de acordo com o “Termo de referência para formação de banco de prestadores de serviços ao Online Brazilian Journal of Nursing” encaminhado à Procuradoria Geral da UFF de acordo com a legislação
      vigente. Tais como: tradução; editoração; diagramação; indexação; ferramentas de verificação de plágio; desenvolvimento e manutenção de site, e; design e marketing.

  • Capítulo X – Do patrimônio

    • Art. 10 – Todo material de consumo, permanente ou recurso obtido pelo OBJN por meio de doações, editais, cessões ou quaisquer outras modalidades serão de propriedade da Unidade (EEAAC) e registradas no patrimônio da Universidade, de acordo com a legislação vigente.

  • Capítulo XI – Disposições gerais e transitórias

    • Art. 11 – O presente Regimento passará a vigorar a partir da data de sua publicação;

    • Art. 12 – O presente Regimento só poderá ser modificado por deliberação aprovada por comissão formada pelo Presidente, Editor Chefe, Editor Adjunto e Editores Associados;

    • Parágrafo primeiro -Toda a Equipe Editorial, bem como a comunidade da UFF poderá apresentar propostas de modificações do Regimento, a serem veiculadas por componente previsto no Art. 13;

    • Art. 13 – Os casos omissos neste Regimento serão dirimidos pelos
      componentes previstos no Art. 12;

    • Art. 14 – O Colegiado de Unidade constituir-se-á a instância deliberativa e
      de aprovação das ações da OBJN;

    • Art. 15 – O presente Regimento, após aprovação pelo Colegiado de Unidade, estará integralmente disponível para consulta em http://www.objnursing.uff.br ;

    • Parágrafo segundo – O presente regimento foi aprovado em plenária na Reunião de Colegiado de Unidade, realizada no dia 06 do outubro do ano 2020, através reunião pelo Google Meet

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