ARTIGO ORIGINAL
Publicado em 13 de dezembro de 2022
Avaliação da comunicação para melhoria da qualidade da assistência à saúde em pediatria: estudo descritivo
Acessibilidade
Objetivo: avaliar a qualidade da comunicação escrita da equipe multiprofissional em uma Unidade de Dependentes de Ventilação Mecânica de um hospital público pediátrico. Método: pesquisa descritiva quantitativa, num Hospital Público Pediátrico, em quatro etapas: identificação e priorização de um problema de qualidade; análise das causas do problema; desenvolvimento de critérios para avaliar o nível de qualidade; avaliação do nível de qualidade. Resultados: 75,0% dos não cumprimentos de critérios são sobre registro da data e hora e a utilização do prontuário eletrônico pelos enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem. Os fisioterapeutas apresentaram 32,3% de descumprimento na identificação dos profissionais, os médicos tiveram 8,3%, os enfermeiros 68,3% e os técnicos de enfermagem 86,7%. Conclusão: foi observado ausência da data e hora nos registros dos médicos e da enfermagem, baixa adesão dos médicos na evolução noturna no prontuário eletrônico, e limitação no acesso e utilização desse sistema pela equipe de enfermagem.
Descritores: Pediatria; Comunicação; Prontuários; Qualidade da Assistência à Saúde; Segurança do Paciente.
Como citar:
Melo FRM, Silva BVS, Melo EBB, Dantas JKS, Araújo SCM, Araújo NM, et al. Assessment of communication to improve health care quality in pediatrics: a descriptive study. Online Braz J Nurs. 2022;21:e20226587. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226587
© Online Brazilian Journal of Nursing
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