Publicado em 05 de outubro de 2024

Repercussões da pandemia da COVID-19 na configuração das relações interpessoais da Enfermagem: abordagem qualitativa

Carla Aparecida Spagnol
Jéssica Gabrielle Rossi Silva Rocha
Cecília Moreira Torres

Objetivo: identificar as repercussões da pandemia da COVID-19 nas relações interpessoais no ambiente laboral, relatadas pelos profissionais da Enfermagem de um hospital universitário do estado de Minas Gerais. Método: estudo descritivo de abordagem qualitativa com entrevista semiestruturada realizada com a equipe de Enfermagem de um hospital universitário de Belo Horizonte. Os dados foram organizados a posteriori, a partir da Análise de Conteúdo temática. Resultado: as respostas evidenciaram medo do desconhecido e vulnerabilidade dos profissionais da Enfermagem; sobrecarga de trabalho e estresse que interferem de forma paradoxal nas relações de trabalho; impessoalidade e relações de poder, além das normas institucionais versus as relações afetivas que permeiam o trabalho. Conclusão: as repercussões da pandemia na configuração das relações interpessoais dos profissionais de Enfermagem no ambiente de trabalho, podem impulsionar reflexões sobre as relações mais horizontais e dialogadas, com base na interprofissionalidade para a prestação de um cuidado integral, afetivo e humanizado.

Descritores: Enfermagem; COVID-19; Relações Interpessoais.

Spagnol CA, Rocha JGRS, Torres CM. Repercussions of the COVID-19 pandemic on the configuration of Nursing interpersonal relationships: a qualitative approach. Online Braz J Nurs. 2024;23:e20246741. https://doi.org/10.17665/16764285.20246741