ARTIGO ORIGINAL

Publicado em 13 de dezembro de 2022

Avaliação da comunicação para melhoria da qualidade da assistência à saúde em pediatria: estudo descritivo

Autores

Francisca Raquel Monteiro de Melo
Bruna Vilar Soares da Silva
Evelin Beatriz Bezerra de Melo
Joyce Karolayne dos Santos Dantas
Sara Cristina Matias de Araújo
Naryllenne Maciel de Araújo
Rodrigo Assis Neves Dantas
Daniele Vieira Dantas

Objetivo: avaliar a qualidade da comunicação escrita da equipe multiprofissional em uma Unidade de Dependentes de Ventilação Mecânica de um hospital público pediátrico. Método: pesquisa descritiva quantitativa, num Hospital Público Pediátrico, em quatro etapas: identificação e priorização de um problema de qualidade; análise das causas do problema; desenvolvimento de critérios para avaliar o nível de qualidade; avaliação do nível de qualidade. Resultados: 75,0% dos não cumprimentos de critérios são sobre registro da data e hora e a utilização do prontuário eletrônico pelos enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem. Os fisioterapeutas apresentaram 32,3% de descumprimento na identificação dos profissionais, os médicos tiveram 8,3%, os enfermeiros 68,3% e os técnicos de enfermagem 86,7%. Conclusão: foi observado ausência da data e hora nos registros dos médicos e da enfermagem, baixa adesão dos médicos na evolução noturna no prontuário eletrônico, e limitação no acesso e utilização desse sistema pela equipe de enfermagem.

Descritores: Pediatria; Comunicação; Prontuários; Qualidade da Assistência à Saúde; Segurança do Paciente.

Como citar:

Melo FRM, Silva BVS, Melo EBB, Dantas JKS, Araújo SCM, Araújo NM, et al. Assessment of communication to improve health care quality in pediatrics: a descriptive study. Online Braz J Nurs. 2022;21:e20226587. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226587

© Online Brazilian Journal of Nursing

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