ARTIGO ORIGINAL
Publicado em 01 de janeiro de 2023
Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre biossegurança no contexto hospitalar na pandemia: abordagem qualitativa
Acessibilidade
Objetivo: Descrever o conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre as medidas de biossegurança no contexto hospitalar em tempos de pandemia. Método: Estudo descritivo, exploratório, qualitativo, com estudantes de enfermagem de uma universidade pública da baixada litorânea do Rio de Janeiro, Brasil, através de entrevista em ambiente virtual, entre julho e setembro de 2021. Utilizou-se o Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes Et de Questionnaires para processamento do corpus textual e Análise de Conteúdo Temática para interpretação das falas. Resultados: Participaram 29 estudantes que reconhecem a biossegurança, mas não possuem segurança ao abordá-la. Para eles, trata-se de normas para proteção do trabalhador e pacientes, associando-as aos EPIs e ao uso durante a pandemia. Conclusão: A biossegurança não é reconhecida na sua totalidade entre estudantes de enfermagem que estarão no mercado de trabalho futuramente. É necessário um olhar ampliado em perspectiva transversal, especialmente nas disciplinas do ciclo profissionalizante da enfermagem.
Descritores: Estudantes de Enfermagem; Contenção de Riscos Biológicos; COVID-19.
Como citar:
Silveira SSD, Silva RMG, Silva MT, Teixeira RC, Goulart MCL, Góes FGB, et al. Nursing students’ knowledge about biosafety in the hospital context during the pandemic: a qualitative approach. Online Braz J Nurs. 2023;22:e20236600. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236600
© Online Brazilian Journal of Nursing
Edição
Conteúdo
HTML – Português
HTML – Inglês
EBUP – Português
EBUP – Inglês
Exportar citação
Compartilhar
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email