Publicado em 24 de novembro de 2022

Distanciamento social na pandemia da COVID-19 e estado emocional de estudantes universitários: estudo descritivo-exploratório

Liasse Monique de Pinho Gama
Verusca Soares de Souza
Soraia Geraldo Rozza Lopes
Guilherme Oliveira de Arruda
Helder de Pádua Lima
Cremildo João Baptista

Objetivo: Conhecer a vivência com o distanciamento social, no período inicial da pandemia da COVID-19, e o estado emocional de estudantes universitários. Método: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado com 237 estudantes de instituição de ensino superior pública, situada no centro-oeste brasileiro. Dados coletados virtualmente, por questionário eletrônico, lançados em planilha e submetidos à análise descritiva e de conteúdo temática. Resultados: Emergiram as categorias Entre mudanças emocionais e dificuldades de adaptação ao ensino remoto e Distanciamento social e aproximação com o próprio ser. As narrativas sugerem a vivência de preocupações, ansiedade, abalo e instabilidade emocional com o distanciamento social e o ensino remoto de emergência no período pandêmico, e denotam maior tempo para o autocuidado e a convivência em família. Conclusão: Faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias intersetoriais de promoção da saúde e prevenção de transtornos mentais, em parceria com a instituição de ensino, ajustadas ao contexto.

Descritores: Saúde Mental; Estudantes; Pandemias.

Gama LMP, Souza VS, Lopes SGR, Arruda GO, Lima HP, Baptista CJ. Social distancing and emotional state of university students in the COVID-19 pandemic: a descriptive-exploratory study. Online Braz J Nurs. 2022;21 Suppl 2:e20226577. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226577