Publicado em 29 de outubro de 2022

Estratégias para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 em hospitais universitários: estudo descritivo

José Luís Guedes dos Santos
Fernando Henrique Antunes Menegon
Maria Vitória de Azeredo Knoblauch
Gustavo Baade de Andrade
Alacoque Lorenzini Erdmann

Objetivo: Descrever estratégias desenvolvidas para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 em hospitais universitários. Método:  Pesquisa descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, desenvolvida a partir de um survey online com 104 enfermeiros de três hospitais universitários brasileiros. O processamento dos dados foi realizado por meio de análise textual com auxílio do software IRAMUTEQ® Resultados: Foram obtidas seis classes semânticas que representam as principais estratégias desenvolvidas para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 no ambiente hospitalar: 1) Fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (17,2%); 2) Capacitações da equipe para o cuidado (18,8%); 3) Treinamento da equipe de apoio (15,6%); 4) Aquisição de equipamentos com boa qualidade (14,1%); 5) Definição de fluxos institucionais (20,5%) e 6) Promoção de apoio psicológico (14,1%). Conclusão: As estratégias elencadas pelos enfermeiros têm contribuído para a qualidade da assistência prestada aos pacientes, bem como a manutenção da saúde do trabalhador.

Descritores: Infecções por Coronavírus; Organização e Administração; Hospitais Universitários.

Santos LG, Menegon FHA, Knoblauch MVA, Andrade GB, Erdmann AL. Strategies for coping with the COVID-19 pandemic in university hospitals: a descriptive study. Online Braz J Nurs. 2022;21 Suppl 2:e20226568. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226568