PROTOCOLO DE REVISÃO
Publicado em 31 de dezembro de 2024
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Objetivo: mapear jogos educativos para auxiliar no letramento em saíde de pessoas que vivem com DM tipo 2 para melhorar o autocuidado. Método: protocolo guiado pelo Joanna Briggs Institute (JBI), com questão de pesquisa elaborada com PCC: População (Pessoas que vivem com diabetes mellitus tipo 2); Conceito (Jogos educativos para auxiliar na melhora do Letramento em Saúde); e Contexto (Empoderamento para o autocuidado), gerando: “Quais jogos educativos podem ser utilizados para auxiliar a melhora do LS e empoderar pessoas com DM tipo 2 quanto ao autocuidado?”. A busca será realizada na PubMed, Scopus, LILACS, Information, Science & Technology, Google Scholar, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. A seleção dos artigos será em duas etapas, com dois pesquisadores e outro revisor para resolução de conflitos, utilizando o software Rayyan. A extração dos dados dar-se-á por um formulário adaptado do JBI. A análise será descritiva e os resultados serão expostos por fluxogramas, quadros e/ou tabelas.
Descritores: Diabetes Mellitus; Letramento em Saúde; Jogos e Brinquedos; Autocuidado.
Como citar:
Silva EG da, Silva A dos S, Santos SA dos, Matias LDM, Moreira WC, Santos CLJ dos, et al. Educational games for health literacy improvement in people with diabetes: a protocol for scoping review. Online Braz J Nurs. 2024;23 Suppl 1:e20246732. https://doi.org/10.17665/16764285.20246732
© Online Brazilian Journal of Nursing
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