PROTOCOLO DE REVISÃO

Publicado em 31 de dezembro de 2024

Jogos educativos para melhorar letramento em saúde de pessoas com diabetes: protocolo de scoping review
Erielton Gomes da Silva
Alex dos Santos Silva
Suenny Alves dos Santos
Lucas David Maia Matias
William Caracas Moreira
Carla Lidiane Jácome dos Santos
Rute Xavier Silva
Lidiane Lima de Andrade

Objetivo: mapear jogos educativos para auxiliar no letramento em saíde de pessoas que vivem com DM tipo 2 para melhorar o autocuidado. Método: protocolo guiado pelo Joanna Briggs Institute (JBI), com questão de pesquisa elaborada com PCC: População (Pessoas que vivem com diabetes mellitus tipo 2); Conceito (Jogos educativos para auxiliar na melhora do Letramento em Saúde); e Contexto (Empoderamento para o autocuidado), gerando: “Quais jogos educativos podem ser utilizados para auxiliar a melhora do LS e empoderar pessoas com DM tipo 2 quanto ao autocuidado?”. A busca será realizada na PubMed, Scopus, LILACS, Information, Science & Technology, Google Scholar, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. A seleção dos artigos será em duas etapas, com dois pesquisadores e outro revisor para resolução de conflitos, utilizando o software Rayyan. A extração dos dados dar-se-á por um formulário adaptado do JBI. A análise será descritiva e os resultados serão expostos por fluxogramas, quadros e/ou tabelas.

Descritores: Diabetes Mellitus; Letramento em Saúde; Jogos e Brinquedos; Autocuidado.

Como citar:

Silva EG da, Silva A dos S, Santos SA dos, Matias LDM, Moreira WC, Santos CLJ dos, et al. Educational games for health literacy improvement in people with diabetes: a protocol for scoping review. Online Braz J Nurs. 2024;23 Suppl 1:e20246732. https://doi.org/10.17665/16764285.20246732

© Online Brazilian Journal of Nursing

Translate »
Skip to content