ARTIGO ORIGINAL
Publicado em 12 de julho de 2023
Percepções de estudantes de enfermagem sobre o reconhecimento da profissão em tempos de pandemia: estudo descritivo-exploratório
Acessibilidade
Objetivo: Analisar a percepção de estudantes de graduação em enfermagem sobre o reconhecimento conferido à profissão, bem como as situações que potencializam e/ou deterioram este reconhecimento profissional. Método: Pesquisa qualitativa, desenvolvida com 40 graduandos de enfermagem de uma universidade pública fluminense. A técnica de coleta foi a entrevista semiestruturada, realizada entre maio e junho de 2021. Utilizou-se o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq) para tratamento dos dados. Resultados: As situações que potencializaram o reconhecimento profissional foram a atuação da enfermagem na pandemia e o acolhimento durante a assistência. Impactaram negativamente no reconhecimento questões históricas, de gênero e a divisão técnica e social do trabalho, além das falhas na execução de procedimentos. Conclusão: Apesar do relevante destaque dado pela mídia à enfermagem, os estudantes consideram que a equivocada percepção da sociedade sobre o trabalho da enfermagem afeta o reconhecimento da profissão.
Descritores: Trabalho; Desejabilidade Social; Estudantes de Enfermagem.
Como citar:
Souza NVDO, Silva MS, Roque ABM, Araújo DHPS, Pedro RS, Saija GC, et al. Perceptions of nursing students about the professional recognition in pandemic times: a descriptive-exploratory study. Online Braz J Nurs. 2023;22:e20236642. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236642
© Online Brazilian Journal of Nursing
Edição
Conteúdo
HTML – Português
HTML – Inglês
EBUP – Português
EBUP – Inglês
Exportar citação
Compartilhar
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email