Publicado em 16 de outubro de 2024

Repercussões da pandemia de COVID-19 na saúde universitária: um protocolo de revisão de escopo
Magda Guimarães de Araujo Faria
Christiane Gleyce da Silva Freitas Venancio
Fádia Carvalho Pacheco
Gabriel Santos da Silva
Beatriz Marques da Silva Kind
Virginia Luiza Ponte Cruz Cardoso
Genes de Lima Martins Neto
Fabiana Ferreira Koopmans

Objetivo: Objetivamos delinear um protocolo de revisão de mapeamento das repercussões da pandemia de covid-19 na saúde de docentes e discentes universitários. Método:Protocolo de revisão de escopo conduzido de acordo com os métodos propostos pelo Instituto Joanna Briggs. Definimos a questão de revisão baseada no mnemônico PCC (população, conceito, contexto), a citar: “Quais as repercussões da pandemia de covid-19 na saúde de docentes e discentes universitários?” Os critérios de elegibilidade estão associados às publicações disponíveis para consulta na íntegra, com abordagens metodológicas compreendidas entre: qualitativas, quantitativas, mistas, reflexões, editoriais, diretrizes, manuais, políticas publicadas entre 2020 e 2023. As buscas ocorrerão nas bases Embase, MEDLINE via PubMed, Web of Science, Scopus, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e LILACS. Os dados serão apresentados de forma descritiva, por meio da utilização do fluxograma Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises para Revisões de Escopo (PRISMA-ScR) e, posteriormente, apresentados o quadro sinóptico.

Descritores: Universidades; Promoção da Saúde; COVID-19.

Santos IZ dos, Trigueiro TH, Oliveira FAM de, Souza SRRK, Hornung H. Health care in the process of parturition of immigrant women: a review of scope. Online Braz J Nurs. 2024;23:e20246734. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20246734