RELATO DE EXPERIÊNCIA
Publicado em 22 de fevereiro de 2024
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Objetivo: Descrever a trajetória para a implementação de um Programa de Navegação para pacientes oncológicos. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência realizado em um Centro de Oncologia do Sul do Brasil. Resultados: O processo de implementação da navegação ocorreu em quatro etapas: a primeira iniciou com implementação da navegação para pacientes privados com câncer de cabeça e pescoço; a segunda envolveu o piloto do programa de navegação de pacientes com câncer de mama para entender as principais barreiras enfrentadas pelas pacientes; a terceira etapa, foi elaborar e aprovar a Política do Programa de Navegação Institucional. Na última, o Programa de Navegação da linha de cuidado da mama foi implementado para pacientes com indicação de neoadjuvância. Obteve-se redução de 70% na mediana de tempo de indicação e primeira consulta oncológica, de 28,6% no tempo entre sintoma e diagnóstico, 26,0% no tempo entre diagnóstico e início de tratamento. Conclusão: A implementação de um Programa de Navegação para pacientes com câncer exige dedicação e comprometimento institucional onde se evidencia um melhor cuidado oncológico, tendo o enfermeiro como protagonista da gestão e efetivação do processo.
Descritores: Enfermeiros; Oncologia; Navegação de Pacientes; Neoplasias da Mama; Programa; Enfermagem Oncológica.
Como citar:
Pautasso FF, Trevilato DD, Caregnato RCA, Floriani MA, Pertile N de M, Pizzol Junior AD, et al. The path to implementing a patient navigation program in oncology: an experience report. Online Braz J Nurs. 2024;22 Suppl 2:e20246691. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20246691
© Online Brazilian Journal of Nursing
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