INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Publicado em 18 de dezembro de 2024
Acessibilidade
Objetivo: relatar sobre produtos e processos tecnológicos desenvolvidos para a inovação do ensino na saúde. Método: relato sobre a produção de doze egressas orientadas por uma docente permanente de um programa de mestrado profissional de uma Universidade Federal, localizada no Sul do Brasil. Coleta de dados no acervo próprio. Resultado: a maioria das pesquisas foi direcionada ao tema da segurança do paciente, em diferentes contextos de saúde. As tipologias que conduziram os processos tecnológicos foram variadas, sendo o estudo metodológico o mais frequente. Os produtos desenvolvidos foram: nove materiais didáticos instrucionais, a maioria vídeos educacionais disponibilizados na plataforma on-line gratuita; quatro tecnologias sociais, residência multiprofissional em onco-hematologia, programa de navegação em um centro de alta complexidade em oncologia, a tradução e adaptação transcultural da National Early Warning Score 2 para o português brasileiro e programa municipal de segurança do paciente em Porto Alegre; e um evento. Conclusão: os processos tecnológicos permitiram desenvolver quatorze produtos contribuindo para o ensino na saúde e permitindo a integração da Universidade com o serviço de saúde e a comunidade.
Descritores: Ensino; Saúde; Enfermagem; Programas de Pós-Graduação em Saúde; Atividades Científicas e Tecnológicas; Pesquisa.
Como citar:
Caregnato RCA, Almeida SC, Conzatti P, Doebber M, Reis FUC. Technological products and processes for innovation in health education. Online Braz J Nurs. 2025; 24 Suppl 1:e20256776. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20256776
© Online Brazilian Journal of Nursing
Edição
Produtos e Processos Tecnológicos em Saúde – Vol. 24
Conteúdo
HTML – Português
HTML – Inglês
EBUP – Português
EBUP – Inglês
Exportar citação
Compartilhar
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email