Política Editorial

O Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN) é um periódico científico online criado em 2002, que tem como missão contribuir com avanço científico de excelência, defendendo a liberdade editorial e a integração global do conhecimento entre instituições, pesquisadores e profissionais da área de Enfermagem, saúde e ciências correlatas.

Sua visão é figurar como um jornal eletrônico de Enfermagem na América Latina e demais países, a partir do seu reconhecimento pelas melhores bases indexadoras internacionais e defesa da excelência e preceitos éticos.

Os manuscritos podem ser submetidos nos idiomas inglês, português e espanhol para as seções Editorial, Artigo Original, Carta ao Editor, Pesquisa de Implementação e Inovação, Artigo de Revisão e Protocolo de Revisão Sistemática. Devem destinar-se, exclusivamente, ao OBJN. Não são aceitos manuscritos publicados em outros periódicos ou que tenham sido submetidos e estejam em avaliação em outro periódico simultaneamente à submissão ao OBJN, exceto em casos de publicações em servidores de preprints, além de textos, dados, códigos e demais materiais depositados em repositórios reconhecidos cientificamente.

As submissões realizadas por brasileiros ou autores lusófonos nos idiomas inglês e espanhol são, obrigatoriamente, revisadas externamente por nativos que desconhecem o idioma português (native translation).

Todos os artigos publicados são produzidos em inglês, além do idioma original do artigo (português ou espanhol), nos formatos HyperText Markup Language (HTML), Portable Document Format (PDF) e Electronic Publication (EPUB). Artigos submetidos em inglês serão disponibilizados somente neste idioma.

O OBJN segue o sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass) e é de acesso aberto, do tipo Gold Open Access, tendo, portanto, seus artigos disponibilizados de forma integral e gratuita. Utiliza as principais tecnologias para recuperação de informação, indexação e atribui o Digital Object Identifier (DOI) para todas as publicações, seguindo as boas práticas em editoração científica.

Desde Jun/2021 o sistema de licenciamento adotado pelo OBJN passou a ser a licença Creative Commons (CC-BY) – Atribuição 4.0 Internacional, isto é, a partir da publicação do artigo, seu conteúdo poderá ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para novas criações, inclusive para fins comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao(s) autor(es) original(is) e que se confiram os devidos créditos de publicação ao OBJN. Esta licença tem por função maximizar a disseminação e o uso de materiais licenciados.

Para controle da qualidade dos manuscritos submetidos, o OBJN adota checklists de avaliação, sucessivos e eliminatórios em três níveis: (a) pré-análise (metadados, avaliação de relevância e normalização); (b) checklist de método (guias da rede Equator) e; (c) revisão por pares (peer review), preservando o anonimato dos autores e revisores.

Nos artigos publicados no OBJN são identificados os nomes dos editores responsáveis pelo processo de avaliação e produção do manuscrito.

Na submissão, os autores devem informar qualquer tipo de conflito de interesse na avaliação do seu manuscrito.

As ideias expressas nos manuscritos publicados no OBJN são de responsabilidade exclusiva dos autores e coautores, não envolvendo a opinião da equipe editorial.

O OBJN somente avalia os manuscritos originais cuja coleta de dados tenha sido realizada há menos de três anos. Os artigos de revisão devem atualizar a busca até a data da submissão.

Terão prioridade para publicação no OBJN manuscritos de alta qualidade que demonstram avanço científico de excelência, com alto rigor metodológico, implicações para prática clínica, ensino e/ou desenvolvimento de políticas públicas, recomendação de futuras pesquisas e interesse/relevância mundial.

 

 

 

 

 

 

 

Translate »
Skip to content