ARTIGO ORIGINAL

Publicado em 18 de dezembro de 2022

Atitudes, conhecimento e interesse dos futuros profissionais em relação à geriatria: um estudo transversal

Marina Mariano Roquetti Borges
Maria Giovana Borges Saidel
Daniella Pires Nunes
Maria Helena Melo Lima
Ana Railka de Souza Oliveira-Kumakura

Objetivo: este estudo teve como objetivo analisar as atitudes, conhecimentos e interesse dos estudantes de saúde em relação à geriatria e gerontologia e avaliar suas associações. Método: participaram do estudo 225 estudantes do último ano dos cursos de Enfermagem, Medicina, Fonoaudiologia, Farmácia e Educação Física. Os questionários incluíram um formulário de características demográficas, a Escala de Diferencial Semântico de Envelhecimento e Questionário Palmore – Fatos sobre o envelhecimento. Foram utilizados modelos de regressão múltipla. Resultados: a atitude em relação aos idosos foi negativa (50,67%) e associada ao menor interesse. O nível de conhecimento foi melhor entre os estudantes de Enfermagem, Medicina e estudantes mais velhos. O aumento do conhecimento se relacionou com a atitude e, no total, 71,43% apresentavam interesse em geriatria. O interesse esteve fortemente associado ao gênero feminino. Conclusão: os estudantes apresentaram um alto nível de conhecimento, interesse em geriatria e uma atitude negativa em relação aos cuidados geriátricos. Ações focadas na capacitação em geriatria devem ser implementadas.

Descritores: Atitude; Envelhecimento; Estudantes de Ciências da Saúde.

Borges MMR, Saidel MGB, Nunes DP, Lima MHM, Oliveira-Kumakura ARS. Attitudes, knowledge, and interest of future professionals towards geriatrics: a cross-sectional study. Online Braz J Nurs. 2022;21:e20226592. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226592