Publicado em 26 de março de 2023

Autocuidado para higiene oral em adultos e idosos no campo da enfermagem: protocolo de revisão de escopo

Elaine de Oliveira Souza
Larissa Chaves Pedreira
Rudval Souza Silva
Polyana Leal Silva
Flávia Catarino Conceição Ferreira
Simone da Silva Oliveira

Objetivo: Mapear evidências disponíveis sobre os antecedentes, atributos e consequentes do autocuidado para higiene oral de adultos e idosos, no campo da enfermagem. Método: Conduzido conforme a metodologia do Joanna Briggs Institute. Como critério de elegibilidade, serão utilizados a população de adultos e idosos, o conceito de autocuidado para a higiene oral e o contexto dos ambientes de cuidado de enfermagem. Na estratégia de busca, serão pesquisadas palavras relevantes em título e resumo, inicialmente em duas bases, que auxiliará na estratégia final de busca para todas as bases e, por fim, serão consultadas as referências dos estudos incluídos. As bases consultadas serão: Medline/Pubmed, CINAHL, Scopus, LILACS, Web of Science (WOS) e IBECS. Para busca de literatura cinzenta, serão utilizados os Catálogos de Teses e Dissertações da CAPES e a base OpenGrey. Os resultados serão redigidos de acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews Checklist.

Descritores: Autocuidado; Higiene Bucal; Enfermagem.

Souza EO, Pedreira LC, Silva RS, Silva PL, Ferreira FCC, Oliveira SS. Self-care for oral hygiene in adults and older adults in the field of nursing: a scoping review protocol. Online Braz J Nurs. 2023;22 Suppl 1:e20236625. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236625