Publicado em 10 de fevereiro de 2023

Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre medidas preventivas e controlo de infecção: protocolo scoping review

Mafalda Sofia Gomes Oliveira da Silva
Maria Margarida Silva Vieira Ferreira
Inês Alves da Rocha e Silva Rocha
Neide Marina Feijó

Objetivo: mapear o conhecimento dos estudantes de enfermagem relativo às medidas de prevenção e controlo de infeção associada aos cuidados de saúde. Método: scoping review segundo a metodologia de Joanna Briggs Institute. A busca foi realizada nas seguintes bases de dados: PubMed, CINAHL ® Plus with Full Text, Nursing & Allied Health Collection, Cochrane Plus Colletion, MedicLatina (via EBSCOhost). Serão considerados para inclusão nesta revisão estudos escritos em português, inglês e espanhol publicados nos últimos cinco anos e extraídos para a plataforma Rayyan QCRI. Dois revisores independentes procederam à análise de relevância dos artigos, extração e síntese dos dados, com elaboração do respetivo fluxograma.

Descritores: Estudantes de Enfermagem; Precauções Universais; Controlo de Infecções.

Silva MSGO, Ferreira MMSV, Rocha IARS, Feijo NM. Knowledge of nursing students on infection prevention and control measures: scoping review protocol. Online Braz J Nurs. 2023;22 Suppl 1:e20236606. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236606