Publicado em 27 de março de 2023

Dilemas ético-legais da prática de enfermagem em emergências e desastres: protocolo de revisão de escopo

Alex Coelho da Silva Duarte
Alexandre Barbosa de Oliveira

Objetivo: Mapear os dilemas éticos e legais relacionados à prática de Enfermagem em situações de emergências e desastres. Método: Protocolo conduzido a partir da metodologia Joanna Briggs Institute (JBI), com utilização da extensão do checklist PRISMA-ScR. A busca das fontes será realizada em bases de dados e portais de informação científica: LILACS, IBECS, BDENF, Elsevier, Embase e CINAHL, além de literatura cinzenta. A seleção ocorrerá por dois revisores, utilizando o software Rayyan. As discordâncias serão tratadas por um terceiro revisor. A extração e síntese dos dados serão norteadas por um formulário. Nesse sentido, serão operacionalizados os seguintes passos: identificação da questão de pesquisa; identificação dos estudos relevantes; seleção dos estudos; extração dos dados; separação, sumarização e relatório dos resultados; divulgação dos resultados. Os resultados finais serão apresentados em tabelas ou quadros com discussão narrativa. Registro da revisão no Open Science Framework: osf.io/zgpfw.

Descritores: Enfermagem; Legislação como Assunto; Desastres.

Duarte ACS, Oliveira AB. Ethical-legal dilemmas of nursing practice in emergencies and disasters: scoping review protocol. Online Braz J Nurs. 2023;22 Suppl 1:e20236623. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236623