Publicado em 29 de outubro de 2022

Fatores socioeconômicos e risco cardiovascular associados ao declínio cognitivo em idosos com Alzheimer: estudo transversal

Bruno Bordin Pelazza
Gabriele Kachuba Bartle
Dannyele Cristina da Silva
Maicon Henrique Lentsck
Carlos Alexandre Molena Fernandes
Tatiane Baratieri
Luiz Almeida da Silva
Juliana Sartori Bonini

Objetivo: verificar associação do declínio cognitivo e dos fatores socioeconômicos com o risco cardiovascular em idosos com Alzheimer. Método: estudo transversal, em que se incluíram 75 idosos com Alzheimer. Verificaram-se pressão de pulso, risco cardiovascular, Miniexame do Estado Mental, Miniavaliação Nutricional e exames bioquímicos. Resultados: 92% dos pacientes apresentaram declínio cognitivo, com média de três anos de escolaridade. Houve prevalência entre as mulheres (62,3%) e idosos com duas ou mais comorbidades (62,3%). Eram hipertensos (65,2%), estavam com a pressão de pulso elevada (85%), com sobrepeso (49%) e em risco nutricional (78%). Média diária de dois anti-hipertensivos, e a classe medicamentosa mais utilizada foi bloqueador do receptor da angiotensina. Conclusão: a população estudada apresentou risco cardiovascular aumentado. A consulta de enfermagem foi importante para o reconhecimento dos dados clínicos, como declínio cognitivo, risco cardiovascular, risco nutricional e análise bioquímica.

Descritores: Doença de Alzheimer; Avaliação em Enfermagem; Hipertensão.

Pelazza BB, Bartle GK, Silva DC, Lentsck MH, Fernandes CAM, Baratieri T, et al. Socioeconomic factors and cardiovascular risk associated with cognitive decline in older adults with Alzheimer’s disease: a cross-sectional study. Online Braz J Nurs. 2022;21:e20226567. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226567