ARTIGO DE REVISÃO

Publicado em 02 de janeiro de 2024

Infecção de sítio cirúrgico e o telemonitoramento pelo enfermeiro no pós-operatório: uma revisão de escopo

Janessa Vieira Santos
Paula Vanessa Peclat Flores
Marcus Vinícius da Cunha Ferreira
Vitória Viana Gomes Pinto
Lorrayne Velório de Sá
Juliana Santos da Silva

Objetivo: mapear evidências científicas sobre a prevenção e o manejo precocede infecção de sítio cirúrgico por telemonitoramento em pacientes cirúrgicos após alta hospitalar. Método: revisão de escopo desenvolvida conforme proposto pelo Instituto Joanna Briggs (JBI). Foi realizada a pesquisa nas bases de dados PubMed, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cochrane Collaboration, Scopus, CINAHL, MEDLINE, Web of Science e Embase. Os estudos foram adicionados ao gerenciador Endnote Basic e Rayyan por três pesquisadores independentes. Resultados: foram identificados 1.386 estudos e incluídos 31, osquais apresentaram relevância em relação a sinais de alerta precoce e tardio da infecção de sítio cirúrgico, complicações, fatores de risco, prevenção e utilização dotelemonitoramento. Conclusão: observou-se que, embora os estudos abordem ainfecção de sítio cirúrgico e o telemonitoramento, faz-se necessário a formulação dos instrumentos utilizados nas consultas telefônicas, contemplando com maior especificidade os critérios indispensáveis a serem abordados.

Descritores: Infecção da Ferida Cirúrgica; Consulta Remota; Cuidados de Enfermagem.

Santos JV, Flores PVP, Ferreira MV da C, Pinto VVG, Sá LV de, Silva JS da. Surgical site infection and nurse telemonitoring in the
postoperative period: a scoping review. Online Braz J Nurs. 2024;23:e20246673. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20246673