Publicado em 12 de julho de 2023

Percepções de estudantes de enfermagem sobre o reconhecimento da profissão em tempos de pandemia: estudo descritivo-exploratório

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza
Marcia de Souza Silva
Anna Beatryz Marques Roque
Desuite Helena Peçanha da Silva de Araujo
Raquel Soares Pedro
Giulia Campbell Saija
Sheila Nascimento Pereira de Farias
Samira Silva Santos Soares

Objetivo: Analisar a percepção de estudantes de graduação em enfermagem sobre o reconhecimento conferido à profissão, bem como as situações que potencializam e/ou deterioram este reconhecimento profissional. Método: Pesquisa qualitativa, desenvolvida com 40 graduandos de enfermagem de uma universidade pública fluminense. A técnica de coleta foi a entrevista semiestruturada, realizada entre maio e junho de 2021. Utilizou-se o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq) para tratamento dos dados. Resultados: As situações que potencializaram o reconhecimento profissional foram a atuação da enfermagem na pandemia e o acolhimento durante a assistência. Impactaram negativamente no reconhecimento questões históricas, de gênero e a divisão técnica e social do trabalho, além das falhas na execução de procedimentos. Conclusão: Apesar do relevante destaque dado pela mídia à enfermagem, os estudantes consideram que a equivocada percepção da sociedade sobre o trabalho da enfermagem afeta o reconhecimento da profissão.

Descritores: Trabalho; Desejabilidade Social; Estudantes de Enfermagem.

Souza NVDO, Silva MS, Roque ABM, Araújo DHPS, Pedro RS, Saija GC, et al. Perceptions of nursing students about the professional recognition in pandemic times: a descriptive-exploratory study. Online Braz J Nurs. 2023;22:e20236642. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236642