Publicado em 28 de dezembro de 2023

Práticas aplicadas nas escolas em situações de automutilação em adolescentes: protocolo de revisão de escopo

Verônica de Medeiros Alves
Ana Paula Nogueira de Magalhães
Cristiane Cardoso de Paula
Maria Cicera dos Santos de Albuquerque
Priscilla Souza dos Santos
Lucas Gabriel de Melo Pedrosa

Objetivo: Identificar as práticas aplicadas nas escolas em situações de autolesão não suicida em adolescentes. Método:A estratégia de busca será aplicada no Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed), Excerpta Medica Database (EMBASE/Elsevier); Cumulated Index in Nursing and Allied Health Literature (CINAHL/Ebsco); Scopus/Elsevier, Cochrane Library; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF); PsycINFO; Education Resources Information Center (ERIC); Web of Science Core Collection, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), e na literatura cinzenta. Serão considerados artigos de pesquisas primárias, quantitativos e/ou qualitativos, sem limitações quanto à data da publicação e idioma. Os resultados serão inseridos no EndNote v.X9 e duplicatas serão removidas. O Rayyan QCRI20 será utilizado na seleção dos estudos. Esta será feita por dois revisores independentes de forma cega. Discordâncias serão resolvidas por consenso ou terceiro revisor. Será utilizado o diagrama de fluxo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Os dados serão extraídos usando a ferramenta de extração na abordagem scoping review do Joanna Briggs Institute (JBI).

Descritores: Comportamento Autodestrutivo; Adolescente; Instituições Acadêmicas.

Alves VM, Magalhães APN, Paula CC, Albuquerque MCS, Santos PS, Pedrosa LGM. Practices applied in schools in situations of self-mutilation among adolescents: scope review protocol. Online Braz J Nurs. 2023;22 Suppl 1:e20236659. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236659