PROTOCOLO DE REVISÃO

Publicado em 12 de novembro de 2023

Prevenção de lesões por pressão em neonatos em UTI Neonatal:
protocolo de revisão de escopo

Cibelle Mello Viero
Suzinara Beatriz Soares de Lima
Valdecir Zavarese da Costa
Thaynan Silveira Cabral
Eliana Rosa da Fonseca

Objetivo: Mapear as estratégias para a prevenção de lesões por pressão em neonatos
internados em unidades de terapia intensiva neonatal
. Método: presente estudo
utiliza um protocolo de revisão de escopo desenvolvido pelo método do Joanna Briggs Institute (JBI). O objetivo é responder à seguinte pergunta: Quais são as estratégias
para prevenção de lesões por pressão em neonatos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal? Serão consultadas as seguintes bases de dados: Medical
Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO), SCOPUS (Elsevier), Excerpta Medica Database
(EMBASE/Elsevier), LILACS, BDENF e outras (via Portal Regional da BVS), Cochrane Library (Wiley), Web of Science Core Collection (Clarivate Analytics), Academic Search
Premier (Ebsco), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) with Full Text (Ebsco), Pubmed Central (NLM) e literatura cinzenta. A seleção e
extração dos dados serão realizadas por revisores independentes. Os resultados serão apresentados graficamente com um resumo narrativo. O software Endnote
será utilizado para gerenciar as referências, enquanto o software Rayyan Systems Inc. será empregado para a seleção. Instrumentos foram elaborados para auxiliar
nas etapas de seleção e extração de dados. Os resultados serão apresentados por meio do fluxograma PRISMA-ScR
.

Descritores: Educação em Enfermagem; Materiais de Ensino; Percepção.

Como citar:

Viero CM, Lima SBS, Costa VZC, Cabral TS, Fonseca RS. Prevention of pressure injury in neonates in the neonatal Intensive Care
Unit: a scoping review protocol. Online Braz J Nurs. 2023;22 Suppl 1:e20236656. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236656

© Online Brazilian Journal of Nursing

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