ARTIGO DE REVISÃO

Publicado em 1 de maio de 2023

Relações clínicas da síndrome pós-COVID-19 com a síndrome pós-cuidados intensivos: uma revisão de escopo

Jéssika Wanessa Soares Costa
Bianca Calheiros Cardoso de Melo
Naryllenne Maciel de Araújo
Vanessa Gomes Mourão
Daniele Vieira Dantas
Soraya Maria de Medeiros

Objetivo: Mapear as relações clínicas da Síndrome Pós-COVID-19 com a Síndrome Pós-Cuidados Intensivos. Método: Trata-se de uma revisão de escopo, direcionada pelas recomendações do Instituto Joanna Briggs e do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews para organização do estudo. Resultados: Após seleção final de 14 estudos, as principais relações clínicas da Síndrome Pós-COVID-19 foram distribuídas diante das alterações da Síndrome Pós-cuidados Intensivos, sendo as principais: dispneia, fadiga, disfagia, dor, depressão, fraqueza, insônia e estresse. Conclusão: Foi possível explanar as principais relações clínicas, tornando viável o esclarecimento das condições que o portador das síndromes possa apresentar. Sendo relevante a continuidade de pesquisas nesta área, principalmente na Enfermagem.

Descritores: Enfermagem; COVID-19; Cuidados Críticos.

Como citar:

Costa JWS, Melo BCC, Araújo NM, Mourão VG, Dantas DV, Medeiros SM. Clinical relationships of Post-COVID-19 syndrome with Post-Intensive Care Syndrome: a scope review. Online Braz J Nurs. 2023;22:e20236632. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236632