ARTIGO ORIGINAL

Publicado em 20 de dezembro de 2023

Repercussões psicoemocionais em estudantes de Enfermagem na pandemia do COVID-19: estudo descritivo-exploratório

Ágatha de Oliveira Correa
Mikaella Silva Damasceno
Gabriela Fernandes Campos
Camila Pureza Guimarães da Silva
Rita de Cássia Almeida da Costa
Gizele da Conceição Soares Martins
Érika Bicalho de Almeida Brugger
Angela Aparecida Peters

Objetivo: Identificar as repercussões psicoemocionais da pandemia da Covid-19 em estudantes do último ano do curso de Enfermagem e as estratégias de enfrentamento adotadas por eles. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória realizada por meio de entrevista com questionário semiestruturado composto por questões abertas sobre o tema. Resultados: Foram criadas duas categorias temáticas: Repercussões da pandemia da Covid-19 na dimensão psicoemocional de estudantes do último ano do curso de Enfermagem e Estratégias de enfrentamento adotadas, durante a pandemia da Covid-19, pelos estudantes do último ano do curso de Enfermagem. Os resultados apontaram um aumento significativo das crises de ansiedade, desmotivação, dificuldade de concentração, distúrbios do sono e do repouso. Conclusão: Faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias intersetoriais de promoção da saúde e prevenção relacionadas à saúde mental em parceria com as instituições de ensino.

Descritores: COVID-19; Estudantes de Enfermagem; Saúde Mental.

Como citar:

Correa AO, Damasceno MS, Campos GF, Silva CPG, Costa RCA, Martins GCS, et al. Psycho-emotional repercussions in Nursing students during the COVID-19 pandemic: a descriptive-exploratory study. Online Braz J Nurs. 2023;22:e20236672. https://doi.
org/10.17665/1676-4285.20236672