Publicado em 28 de novembro de 2023

Tecnologias educacionais sobre saúde mental na área da Saúde: protocolo de scoping review

Alexandy Michel Dantas Santos
Ana Cristina de Macedo Santos
Ronald Davi Vieira da Silva
Cícera Renata Diniz Vieira Silva
Lannuzya Verissimo e Oliveira
Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador

Objetivo: Identificar e mapear as tecnologias educacionais sobre saúde mental utilizadas no ensino da saúde. Método: Será conduzida uma scoping review, seguindo o referencial do Joanna Briggs Institute, com o objetivo de responder à questão: “Quais são as tecnologias educacionais sobre saúde mental que têm sido utilizadas na área da saúde?”. Para a identificação dos estudos, serão utilizadas bases de dados eletrônicas multidisciplinares em ciências da saúde, bem como repositórios de dissertações e teses. A identificação e o mapeamento da evidência disponível por meio deste estudo revelarão aspectos relevantes acerca das tecnologias educacionais existentes, seus impactos e desafios neste campo, o que é considerado relevante para subsidiar a melhoria da qualidade do ensino, seja na educação permanente, educação em saúde ou formação acadêmica. Espera-se que a scoping review contribua para a análise crítica das tecnologias educacionais sobre saúde mental na área da saúde, dada a potencialidade de impacto no desenvolvimento das competências educacionais.

Descritores: Saúde Mental; Tecnologia Educacional; Materiais de Ensino.

Santos AMD, Santos ACM, Silva RDV, Silva CRDV, Oliveira LV, Salvador PTCO. Education Technologies for mental health in
Healthcare: scoping review protocol. Online Braz J Nurs. 2023;22 Suppl 1:e20236668 https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236668