PROTOCOLO DE REVISÃO

Publicado em 08 de janeiro de 2024

Tecnologias educacionais sobre tuberculose para profissionais da saúde: protocolo de revisão de escopo

Autores

Bruna Lixinski Zuge
Laís Mara Caetano da Silva Corcini
Jenifer Harter
Jarbas da Silva Ziani
Amanda Brutti Dambros
Bruna Cristiane Furtado Gomes
Fernanda dos Santos Trombini
Eliana Rosa da Fonseca

Objetivo: Mapear as tecnologias educacionais sobre tuberculose direcionadas a médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde. Método:Protocolo de revisão de escopo elaborado conforme a abordagem do Instituto Joanna Briggs (JBI). A questão de pesquisa elencada foi: quais são as tecnologias educacionais sobre tuberculose para profissionais da saúde? Dois revisores independentes participarão da seleção dos estudos, cuja avaliação ocorrerá com a leitura dos títulos e resumos, seguindo os critérios de elegibilidade estabelecidos. Os resultados da busca e do processo de seleção de estudos serão exibidos no fluxograma Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Será utilizada uma ferramenta de extração de dados desenvolvida pelos revisores, em forma de planilha no Microsoft Excel. Os dados serão analisados e apresentados em tabelas, quadros e fluxogramas, facilitando a visualização dos resultados. Protocolo registrado na plataforma Open Science Framework (OSF): https://osf.io/va8pz/.

Descritores: Tuberculose; Tecnologia Educacional; Pessoal de Saúde.

Como citar:

Zuge BL, Corcini LMC da S, Harter J, Ziani J da S, Dambros AB, Gomes BCF, et al. Educational technologies on tuberculosis for health professionals: a scoping review protocol. Online Braz J Nurs. 2024;23 Suppl 1:e20246669. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20246669

© Online Brazilian Journal of Nursing

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