ARTIGO ORIGINAL
Publicado em 21 de março de 2024
Acessibilidade
Objetivo: Identificar o uso da prática baseada em evidências (PBE) por docentes de enfermagem de Instituições de Ensino Superior no Brasil. Método: Estudo descritivo de abordagem quantitativa. A coleta de dados se deu por meio eletrônico utilizando instrumento “Evidence-Based Practice Questionnaire”, sendo enviado para a lista de contatos de docentes de instituições de graduação de enfermagem de diferentes estados brasileiros. Resultados: Participaram do estudo 117 docentes de 17 estados do Brasil, com taxa de resposta de 21,3%. Dos 86,3% dos respondentes informaram abordar a PBE no ensino de enfermagem, atuaram como enfermeiro previamente (91,4%) e possuem como nível máximo de escolaridade o doutorado (57,2%). Nos domínios atitudes, conhecimento e habilidade sobre a PBE obteve-se escore elevado acima de 80%. Conclusão: os participantes abordam a PBE no ensino em que atuam; apresentam atitudes positivas e conhecimento relacionado à PBE de acordo com os escores utilizados
Descritores: Prática Clínica Baseada em Evidências; Enfermagem; Ensino.
Como citar:
Penha SL, Santos KB dos, Fonseca CC, Messias CM, Püschel VA de A. Use of evidence-based practice by Nursing teachers: a survey study. Online Braz J Nurs. 2024;22 Suppl 2:e20246701. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20246701
© Online Brazilian Journal of Nursing
Edição
Conteúdo
HTML – Português
HTML – Inglês
EBUP – Português
EBUP – Inglês
Exportar citação
Compartilhar
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email