ARTIGO ORIGINAL

Publicado em 21 de março de 2024

Uso da prática baseada em evidências por docentes de Enfermagem: estudo do tipo survey

Autores

Sirlene Luz Penha
Kelli Borges dos Santos
Caroline Campos Fonseca
Cláudia Maria Messias
Vilanice Alves de Araújo Püschel

Objetivo: Identificar o uso da prática baseada em evidências (PBE) por docentes de enfermagem de Instituições de Ensino Superior no Brasil. Método: Estudo descritivo de abordagem quantitativa. A coleta de dados se deu por meio eletrônico utilizando instrumento “Evidence-Based Practice Questionnaire”, sendo enviado para a lista de contatos de docentes de instituições de graduação de enfermagem de diferentes estados brasileiros. Resultados: Participaram do estudo 117 docentes de 17 estados do Brasil, com taxa de resposta de 21,3%. Dos 86,3% dos respondentes informaram abordar a PBE no ensino de enfermagem, atuaram como enfermeiro previamente (91,4%) e possuem como nível máximo de escolaridade o doutorado (57,2%). Nos domínios atitudes, conhecimento e habilidade sobre a PBE obteve-se escore elevado acima de 80%. Conclusão: os participantes abordam a PBE no ensino em que atuam; apresentam atitudes positivas e conhecimento relacionado à PBE de acordo com os escores utilizados

Descritores: Prática Clínica Baseada em Evidências; Enfermagem; Ensino.

Como citar:

Penha SL, Santos KB dos, Fonseca CC, Messias CM, Püschel VA de A. Use of evidence-based practice by Nursing teachers: a survey study. Online Braz J Nurs. 2024;22 Suppl 2:e20246701. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20246701

© Online Brazilian Journal of Nursing

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