PROTOCOLO DE REVISÃO

Publicado em 02 de agosto de 2024

Uso de simuladores para educação em saúde de pessoas com diabetes: uma revisão de escopo

Autores

Maria Verônica Gomes de Oliveira
Graziela Silva Batista
Alex dos Santos Silva
Lucas David Maia Matias
Bernadete de Lourdes André Gouveia
Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos
Lidiane Lima de Andrade

Objetivo: Mapear os simuladores usados como estratégia de educação em saúde para pessoas que vivem com diabetes mellitus Método: Trata-se de uma revisão de escopo direcionada pelas recomendações do Instituto Joanna Briggs, realizada por meio de uma estratégia de pesquisa na literatura disponível nos bancos de dados PubMed Central, Web of Science, Scopus, ERIC, BDTD e RCAAP. A análise dos estudos identificados deu-se por dois revisores independentes. Os dados foram analisados de forma descritiva, levando à elaboração de quadros e estatísticas com frequência absoluta e relativa. Resultado: Foram identificados 226 estudos, dos quais nove compuseram a amostra final, levando à identificação do uso do Human Patient Simulator em 78% dos estudos, seguido por simulador de baixo custo e ferramenta de simulação (11% cada). Todas as estratégias apresentaram resultados positivos. Conclusão: Os simuladores produzidos são o Human Patient Simulator, simulador de baixo custo e ferramenta de simulação, com resultados igualmente satisfatórios.

Descritores: Diabetes Mellitus; Treinamento por Simulação; Educação em Saúde.

Como citar:

Oliveira MVG de, Batista GS, Silva A dos S, Matias LDM, Gouveia B de LA, Santos NCC de B, et al. The use of simulators for health education of people with diabetes: a scoping review. Online Braz J Nurs. 2024;23:e20246714. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20246714

© Online Brazilian Journal of Nursing

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