ARTIGO ORIGINAL

Publicado em 9 de dezembro de 2022

Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa

Helder de Pádua Lima
Nathan Aratani
Guilherme Oliveira de Arruda
Mateus Fernandes Antonio
Heliete Feitosa Matos
Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda
Luciana Contrera
Andreia Insabralde de Queiroz Cardoso

Objetivo: Compreender a vivência de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19. Método: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 36 estudantes de enfermagem, matriculados em universidade pública brasileira. Dados coletados por videoconferência e entrevista semiestruturada, submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: “Ser estudante de enfermagem em tempos de pandemia da Covid-19 e ensino remoto de emergência” e “Transformações no cotidiano dos estudantes no início da pandemia”. A vivência dos estudantes se revelou exaustiva e estressante, interferindo na saúde e no bem-estar. O cotidiano dos participantes foi marcado por mudanças, sobretudo, na experiência com o ensino remoto de emergência, que exigiu o desenvolvimento de estratégias adaptativas. Conclusão: O planejamento e o uso de estratégias de promoção da saúde e apoio contínuo aos estudantes que vivenciaram o contexto da pandemia, pelos cursos de enfermagem, tornam-se importantes.

Descritores: Estudantes de Enfermagem; Pandemias; Saúde Mental.

Como citar:

Lima HP, Aratani N, Arruda GO, Antonio MF, Matos HF, Giacon-Arruda BCC, et al. Experiences of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic: a qualitative approach. Online Braz J Nurs. 2022;21 Suppl 2:e20226575. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226575