Fatores associados à prevenção da covid-19 em pessoas com diabetes: estudo transversal

Artigo, Especial COVID, Original COVID, Saúde Coletiva v20

Resumo

Objetivo: analisar os fatores relacionados às práticas de prevenção da covid-19 em usuários que vivem com diabetes mellitus. Método: estudo de corte transversal, analítico e exploratório, desenvolvido com 300 indivíduos acompanhados na Estratégia Saúde da Família e tinham diagnóstico médico de diabetes mellitus tipo 1 ou tipo 2. Na análise bivariada, as comparações entre variáveis quantitativas e categóricas se deram por meio dos testes U de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, e o teste de comparações múltiplas de Dunn. Resultados: verificou-se relação entre o escore total do nível de práticas de prevenção da covid-19 e as variáveis sexo (p<0,001), faixa etária (p=0,003), grau de escolaridade (p=0,018) e comorbidades (p=0,014). Conclusão: conclui-se que as pessoas do sexo feminino, com faixas etárias e graus deescolaridade mais elevadas, e com comorbidade apresentaram escore total do nível de práticas de prevenção da covid-19 mais elevado.

Descritores: Diabetes Mellitus; Vírus da SARS; Infecções por Coronavírus; Prevenção de Doenças; Enfermagem.

Este trabalho está licenciado sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.