Sobre a Revista

Nossa Missão

Nossa missão é registrar, recuperar e divulgar informações na forma de evidências científicas importantes, defendendo a liberdade editorial e a integração global do conhecimento entre pesquisadores e profissionais de enfermagem e saúde.

Nossa Visão

Nossa visão é emergir como o melhor periódico eletrônico de enfermagem da América Latina, pelo reconhecimento pelas principais bases de indexação internacionais e por sua defesa inalienável da excelência, exatidão e preceitos éticos nas publicações na área da saúde.

Periodicidade

A Revista segue o sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass).

Política de Acesso Aberto

Este periódico este é um periódico de acesso aberto do tipo Gold Open Access, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem a necessidade de cadastro e sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso Creative Commons (CC-BY) utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

Licenciamento das obras

Desde Jun/2021 o sistema de licenciamento adotado pela Revista passou a ser a licença Creative Commons (CC-BY) – Atribuição 4.0 Internacional. A licença permite que o conteúdo dos artigos sejam copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para novas criações, inclusive para fins comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao(s) autor(es) original(is) e que se confiram os devidos créditos de publicação à OBJN. Esta licença tem por função maximizar a disseminação e o uso de materiais licenciados.

 

Direitos Autorais

Ao publicar na OBJN os autores transferem os direitos autorais de seu manuscrito à Revista, por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais, tornando seu conteúdo uma propriedade exclusiva deste periódico.

 

Política de Plágio

A revista OBJN condena práticas de plágio e autoplágio. Portanto, para manutenção de sua reputação acadêmica, todos os manuscritos submetidos são analisados por meio do programa de verificação de similaridade iThenticate®. Manuscritos que apresentem similaridades com outros já publicados serão excluídos do processo de avaliação. Em situações como estas, a Revista adota as orientações e fluxos recomendados pelo Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).

Fluxo Editorial e Peer review

O fluxo de editoração se inicia quando o manuscrito submetido é submetido pré-analisado quanto ao preenchimento do Sistema ScholarOne e os documentos obrigatórios, de acordo com as instruções. Então, é encaminhado para pré-análise (overview) do Editor Chefe/Adjunto, que decidirá pela sua aprovação ou recusa, considerando a relevância científica e as modalidades aceitas pela OBJN. Após o pagamento da taxa de avaliação e processamento, o manuscrito é avaliado quanto a normalização pela Equipe de Bibliotecários. Neste momento, o manuscrito poderá ser ajustado no máximo três vezes para atendimento as solicitações. Caso contrário, será recusado.

Os textos aprovados pela normalização serão enviados ao Editor de Seção designado pelo Editor Chefe. O Editor de Seção irá designar dois revisores para emitir pareceres de forma cega (double-blind review), preservando o anonimato dos autores e revisores. Os pareceres emitidos pelos avaliadores podem considerar aceitar, rejeitar ou solicitar ajustes do manuscrito, seja de forma ou de conteúdo. O Editor de Seção realizará a recomendação para o Editor Chefe, que decidirá pela aprovação, reformulação ou recusa dos textos, com base nas avaliações realizadas pelos revisores e pelo Editor de Seção.

 

Patrocinadores

Logo da EEAAC                     

 

Histórico do periódico

OBJN: Online Brazilian Journal of Nursing tem como objetivo a divulgação e discussão da produção acadêmica e científica. Trata-se de reconhecer a necessidade de coexistência entre as diferentes vertentes de investigação no campo da enfermagem, alimentando o debate constante como forma de incentivo à produção científica. Ao mesmo tempo, visa estimular o diálogo com diferentes áreas do conhecimento, cujos temas se relacionem ao campo da saúde.

Público da revista: Professores, Pesquisadores, Profissionais de saúde, Alunos de graduação e pós-graduação e áreas afins.

OBJN: Online Brazilian Journal of Nursing é uma publicação vinculada a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

 

Classificação Qualis: B1
Editoras responsáveis: Ana Carla Dantas Cavalcanti e Paula Vanessa Peclat Flores.

 

Bases Indexadoras

Financiamento

Tecnologias

Translate »
Skip to content