Tecnologia educacional para idosos sobre prevenção do HIV/AIDS: validação semântica

Artigo, Original v20, Saúde do adulto e do idoso v20, v20

Resumo

Objetivo: validar a aparência do jogo de tabuleiro “Mural do Risco” sobre prevenção do HIV/AIDS com idosos em contexto escolar. Método: estudo metodológico de validação semântica/de aparência com o público-alvo/idosos em contexto escolar, guiado pelo modelo de Pasquali. Aplicou-se instrumento com 20 itens referentes aos domínios objetivo, organização, estilo da escrita, aparência e motivação. A coleta de dados, realizada de modo síncrono com dez pessoas idosas, ocorreu em janeiro e fevereiro de 2021. Para a análise, considerou-se um Índice de Concordância Semântica mínimo igual ou superior a 0,80. Resultado: todos os itens obtiveram Índice de Concordância Semântico igual ou superior a 0,80 e as sugestões foram acatadas integralmente, o que possibilitou a estruturação da versão final do jogo. Conclusão: O processo de validação de aparência realizado com o público idoso em contexto escolar evidenciou que o jogo de tabuleiro “Mural do Risco” está adequado.

Descritores: Estudo de Validação; Tecnologia Educacional; Idoso; HIV; Enfermagem.

Este trabalho está licenciado sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.