Vivências do pai de recém-nascidos prematuros frente a musicoterapia e posição canguru: análise de conteúdo

Artigo, Original v20, Saúde da Mulher e do Recém-nascido v20, v20

Resumo

Objetivo: Compreender as vivências e percepções paternas em relação à realização da posição canguru associada ou não a música. Método: Estudo qualitativo tendo como referencial teórico Cuidado Centrado na Família. A amostra foi constituída por pais com idade entre 19 a 39 anos, possuíam recém-nascidos prematuros hospitalizados e que tiveram a oportunidade de realizar posição canguru associada ou não a musicoterapia. A coleta ocorreu no período de abril a junho de 2020. Para a análise utilizou o referencial metodológico Análise de Conteúdo. Resultados: As falas permitiram a identificação de cinco categorias: Sentimentos proporcionados pelo primeiro canguru; Contato pele a pele e o despertar da paternidade; Ressignificando o canguru por meio da música; Música e seus significados; Sentimento paterno referente à música e COVID-19. Conclusão: A musicoterapia associada a posição canguru configurou-se para o pai como um momento de fortalecimento do vínculo pai e filho, bem como redução de sentimento de tristeza e ansiedade.

Descritores: Musicoterapia; Método canguru; Recém-nascido prematuro; Pai.

Este trabalho está licenciado sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.