Instrumento ilustrado para avaliar o conhecimento de idosos sobre prevenção do HIV/Aids: estudo metodológico

Artigo, Original v21

Resumo

Objetivo: Construir e validar o conteúdo de um instrumento ilustrado para avaliar o conhecimento de pessoas idosas sobre a prevenção do HIV/Aids. Método: Estudo metodológico realizado em três etapas: revisão da literatura, construção e validação de conteúdo. A validação foi realizada de acordo com o modelo de Pasquali. Resultados: Da construção chegou-se a um instrumento com duas partes: caracterização da pessoa idosa e avaliação do conhecimento sobre a prevenção do HIV/Aids com 12 questões de múltipla escolha (“verdadeiro”, “falso” e “não sei”) ilustradas com imagens de idosos em situações quotidianas. Da validação com 10 juízes-especialistas atingiu-se o Índice de Validade de Conteúdo de 0,90. Conclusão: O instrumento construído foi considerado adequado pelos juízes e se apresenta como um dispositivo educacional para avaliar o conhecimento da pessoa idosa e, a partir disso, suscita ganhos para as intervenções de educação em saúde relativas à prevenção do HIV/Aids.

Descritores: HIV; Estudo de Validação; Idoso; Enfermagem.

Este trabalho está licenciado sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Copyright © 2022 Online Brazilian Journal of Nursing

Translate »
Skip to content